Você já se sentiu frustrado por enviar dezenas de currículos e não receber nenhum retorno? Essa é uma situação comum para muitas pessoas que estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Mas porque será que não está dando certo? A verdade é que enviar o mesmo currículo para várias vagas não é uma estratégia eficiente. Muitos recrutadores já percebem que esse é um documento padrão, sem estar alinhado à vaga em questão.

Leia também: Currículo word ou infográfico; quais as diferenças entre eles?

Cada empresa tem suas próprias necessidades e requisitos, e é preciso adequar seu currículo a cada uma delas. A boa notícia é que fazer algumas mudanças simples em seu currículo pode fazer toda a diferença. Personalizar suas habilidades e experiências para cada vaga pode torná-lo um candidato mais atraente para o recrutador. E a revisão cuidadosa do seu currículo pode destacar suas habilidades e qualidades únicas. SIM, procurar trabalho, dá bastante trabalho!

Para se destacar, personalize seu currículo para cada vaga! Cada oportunidade única, portanto, ajuste seu CV para que atenda às necessidades específicas de cada empresa. Siga as dicas abaixo:

  1. Destaque suas habilidades e experiências relevantes: Certifique-se de que suas habilidades e experiências estejam em destaque em seu currículo e sejam relevantes para a vaga que você está se candidatando. Pode retirar atividades ou conhecimentos que não agregam ou não tem conexão com a vaga.
  1. Seja conciso e direto: Os recrutadores recebem muitos currículos, portanto, seja direto em suas informações. Se possível coloque as informações em tópicos, inclua no início do CV objetivo e/ou resumo profissional (edite essa parte para cada aplicação de vaga).
  1. Use palavras-chave: As palavras-chave são importantes para que o recrutador possa identificar rapidamente suas habilidades e experiências relevantes. Certifique-se de incluí-las em seu currículo. Para achar as melhores palavras-chave, busque por elas na descrição da própria vaga. Se está pedindo “Controle e envio de ordem de liberação de compras” e você tem esse tipo de experiência, coloque no seu.
  1. Revise cuidadosamente: Erros ortográficos e gramaticais podem prejudicar sua chance de conseguir uma entrevista. Portanto, revise cuidadosamente seu currículo antes de enviá-lo. Peça para outras pessoas lerem ou utilize editores de texto como Word e Google Doc, que possuem função de revisão.
  1. Use um formato limpo e profissional: Seu currículo deve ser fácil de ler e visualmente atraente. Use um formato limpo e profissional para causar uma boa primeira impressão. Se você não sabe design e tem medo de errar, siga o lema: “Menos é mais”. Um bom documento em Word, bem formato com fonte de boa leitura e divisão clara das informações, vale mais que currículo rebuscado.

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é fundamental se destacar dos demais candidatos. E a preparação cuidadosa do seu currículo é o primeiro passo para isso. É frustrante ir atrás de emprego e só receber feedbacks negativos, ou até mesmo, não receber resposta nenhuma. Mas lembre-se: Se a tática que está utilizando não funciona, mude a estratégia.

Seguindo essas dicas, você pode criar um currículo perfeito e se destacar dos demais candidatos. Boa sorte em sua busca por uma recolocação profissional! Porém eu posso te ajudar a personalizar e revisar seu currículo para que você se torne um candidato mais forte e conquiste o emprego que merece: Potencialize seu CV.