O currículo, normalmente, é o contato inicial entre o candidato e o recrutador. Este documento pode te ajudar ou te reprovar durante um processo seletivo. Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como criar o CV perfeito. Não por ser algo muito difícil de executar, mas por ser uma tarefa que requer atenção e conhecimento das melhores práticas. Por isso, tenha atenção aos detalhes e confere essas dicas que preparamos pra você.
Leia também: Currículos – quais as diferenças entre eles?
O que os recrutadores buscam no currículo?
Você sabia que a maior parte dos recrutadores avaliam seu currículo em até 30 segundos? Esta informação foi descoberta a partir de um estudo feito pelo site de recrutamento Catho. Em 2019, a pesquisa verificou cerca de 400 profissionais da área e descobriu que 30% dos recrutadores levam de 6 a 10 segundos para selecionar ou descartar um CV. Outros 27% dos profissionais pesquisados demoravam de 11 a 29 segundos para avaliar. Ou seja, na triagem, o tempo de impressionar é relativamente baixo e, assim, a primeira impressão é, literalmente, a que fica. Na mesma pesquisa são apresentados algumas informações que não podem faltar no seu currículo (segundo os recrutadores): experiência profissional (80%), formação e/ou cursos complementares (60%), cargo e/ou área pretendida (60%) e objetivo profissional (50%).
Experiências e formações são muito importantes!
Se a experiência profissional é um dos itens mais relevantes, será que é preciso colocar todas as atividades já exercidas? NÃO! Você não precisa inserir todas as experiências profissionais no seu currículo, mas precisa colocar as que são relevantes de acordo com a vaga em questão. Na área de experiência, atente para funções e atividades relacionadas ao cargo pretendido, não precisa informar tudo o que foi feito naquele período profissional.
Formação e cursos são itens essenciais de serem adicionados ao CV. Lembre-se de colocar essa informação em ordem decrescente do mais recente para o mais antigo. Vale destacar: só coloque formações as quais você tenha concluído e possua diploma ou certificado. Acontece de muitos candidatos serem eliminados de processo seletivo ou de contratação, pois não apresentaram toda a documentação necessária (comprovantes de experiências, diplomas, certificados, etc). Se achar pertinente, pode incluir alguma formação incompleta, mas deixe claro isso no currículo.
Os recrutadores também levam em consideração o objetivo profissional. Se está em busca do primeiro emprego ou de uma recolocação é fundamental que isso esteja explícito no seu currículo. Além disso, entenda o quê a vaga disponibilizada pede e adeque seu objetivo profissional para essa candidatura específica. Ou seja, para cada vaga aplicada, defina um objetivo!
Ainda tem dúvidas? Confira esse checklist do que precisa constar no seu currículo:
- Nome completo
- Endereço*
- Dados de contato*
- Objetivo e Resumo profissional
- Experiências Profissionais
- Formações e Cursos
- Outras informações (idiomas, informática, voluntariado)
*Não precisa colocar número ou casa/apartamento, pode deixar rua e bairro. Também não precisa informar seus documentos como RG e CPF, seu estado civil, nem quantos filhos têm (a não ser quando solicitado). Você não sabe aonde seu currículo vai parar e, por isso, evita que ele caia em mãos erradas com seus dados pessoais. Já em cadastro para sites de vagas ou banco de vagas de empresas, todas essas informações são pedidas para confirmar a veracidade dos candidatos (aí, pode se inscrever sem problemas).
Não se esqueça!
Coloque seu nome, endereço e contatos (celular e/ou fixo e e-mail). Na pressa, muitos candidatos se esquecem desses pontos tão importantes. Prefira o envio do arquivo em PDF, a não ser que seja pedido outro formato. Ainda existe um tal mito de currículo “universal”, que seria o documento padrão que é enviado para toda candidatura. Isso é considerado erro cometido por pessoas em busca de recolocação ou emprego que, para otimizar tempo, mandam sempre o mesmo documento. Você pode até ter um currículo base, só que é importante personalizar de acordo com cada vaga que for se aplicar.
Esqueça o mito do currículo de uma só pagina, pois dependendo da sua trajetória profissional, poderá ser necessário adicionar mais informações. Agora é com você, siga essas dicas e se candidate a uma vaga de emprego!