O futuro do trabalho e o trabalho do futuro são temas bastante discutidos atualmente com as diversas mudanças tecnológicas e sociais que acontecem no mundo inteiro. Quando pensamos em Futuro do Trabalho queremos dizer sobre as relações, demandas e trocas laborais entre empregados e empregadores (também quando os contratos se dão entre relações de duas empresas, por exemplo um consultor e uma grande organização). Já ao falarmos sobre Trabalho do Futuro, focamos em profissões e atividades que serão destaques daqui a alguns anos (às vezes até meses) e quais características necessárias para exercê-las.
Futuro do Trabalho
De acordo com o Robert Half, o trabalho nas fábricas, escritórios e universidades, são impactados por mudanças geracionais e tecnológicas. Cada vez mais existem “demandas por modelos mais flexíveis de trabalho, influência de big data na tomada de decisões e a crescente digitalização de organizações inteira” para evolução constante do negócio. Novas formas de relações trabalhistas, contratações e modelos de negócios tendem a aparecer todos os anos.
Em uma conferência na SXSW de 2018 foi discutido que o futuro do trabalho. Hugh Forrest fez um resumo sobre o painel em que Frida Polli (CEO da pymetrics) e Tatiana Goldberg (diretora na Unilever), falaram sobre o tema e, de acordo com a palestra, a tecnologia de Inteligência Artificial “está revolucionando a maneira como gerenciamos talentos. Por décadas, as pessoas foram contratadas com base na impressão de currículo de seis segundos de um recrutador”. O uso de ferramentas e técnicas de neurociência, gamificação e IA aplicada vai diversificar a seleção e recrutamento.
Isso sem contar com a crescente onda de trabalho remoto (que não é apenas home office, mas trabalhar de qualquer lugar do mundo), que modifica as relações e contatos entre as pessoas. A flexilidade de horários e redução de jornada, um tema que já debatido por especialistas via tomar ainda mais força nos próximos anos. “Uma das prerrogativas da diminuição da carga horária é o bem-estar familiar e pessoal. O profissional do futuro, além das atribuições técnicas, terá foco em realizações pessoais, como trabalhos sociais e qualidade de vida”, disse Gil van Delft, presidente do PageGroup no Brasil, ao jornal Estado de Minas.
Trabalho do Futuro
Muitos, quando pensam em trabalho do futuro, imaginam robôs realizando tarefas que hoje são executadas por humanos. Sim, esse fato não apenas já é realidade como tende a crescer ainda mais. De acordo com projeção da McKinsey “cerca de 60% de todas as ocupações, um terço dos empregos atuais, podem ser automatizados”.
Porém existem uma série de atividades profissionais que ainda nem existem (eu estão bem no início) que serão muito populares em algum tempo e dependerá de humanos para executá-las. Mas enquanto algumas atividades ficam na mão dos robôs outras surgem e necessitam do conhecimento humano, principalmente, da criatividade. Assim, para nós ficam as profissões analíticas, interativas e não rotineiras, que precisam usar a criatividade humana.
O Center for the Future of Work fez uma lista de 21 profissões do futuro quem inclui atividades tecnológicas como Detetive de Dados, Gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial e Mestre de edge computing. Por outro lado alguns atividades que contam o capital humano como Walker/Talker (uma espécie de Uber de clientes idosos) e Técnico de saúde assistida por inteligência artificial também serão altamente demandadas.
Para gente, fica a reflexão de melhorar nas interações de trabalho, como também desenvolver novas habilidades.