Conhecido como a rede social de trabalho, o Linkedin foi criado em 2003, nos Estados Unidos, e atualmente pertence à Microsoft. Você sabia que a plataforma possui 51 milhões de usuários só no Brasil, ficando apenas atrás dos Estados Unidos, da China e da Índia, e no total tem 850 milhões de usuários (segundo informações da própria rede)? Apesar de possuir muita gente com perfil executivo, de acordo com reportagem da Folha de São Paulo, “uma simples busca de usuários na região de São Paulo mostra mais de 12 mil bombeiros e quase 10 mil profissionais de limpeza” e também “1,5 milhão de motoristas ou ex-motoristas de aplicativos”. Ou seja, a rede é para todos!

Muitas pessoas que não estão em busca de emprego deixam de criar sua conta, por acharem que a plataforma é só para visualizar vagas. Além disso, outros profissionais têm receio de se inscrever, pois pensam que não estão no mesmo padrão dos usuários da rede. Ou ainda, algumas pessoas ficam reticentes, por chefes e colegas de trabalho os verem e acharem que ele está querendo sair da empresa. Já algumas grandes companhias incentivam seus funcionários a publicarem conteúdos originais, sejam artigos, imagens, infográficos, enquetes e até vídeos para se tornarem embaixadores da companhia e postarem na rede. Outras pessoas buscam a rede social para ampliar o networking, participando de grupos e interagindo com outros usuários. Porém os experts em carreira alertam para que os usuários publiquem apenas assuntos que puderem falar no ambiente de trabalho, evitando assuntos polêmicos ou sem credibilidade.  

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Nem só de busca de emprego e recolocação profissional vive o Linkedin

Se você tem dúvidas na hora de atualizar o Linkedin, confira essas dicas para elevar seu perfil em outro patamar: 

• Escolha uma foto que transmita um ar profissional e confiança para sua área de atuação. Esqueça a imagem com fundo de praia e com óculos escuros, a rede requer imagem que passe profissionalismo. Claro que ela deve refletir sua personalidade, mas cuidado com imagens muito informais. Prefira fotografia com fundo liso e roupas que você iria numa entrevista de emprego na sua área de atuação. Pessoas que trabalham com criatividade, criação e mercados mais informais podem, e devem, utilizar imagens de perfil que reflitam isso. Terno ou terninho e braços cruzados, servem para alguns, no entanto, pode ficar caricato para outros.

• Preencha seu nome da maneira que você usa profissionalmente, do jeito que as pessoas te conhecem na sua área de atuação. O Linkedin também possui uma ferramenta de pronúncia, por meio dela, você pode gravar a maneira como seu nome e/ou sobrenome é (são) falado(s). Você pode também incluir seus pronomes de gênero: Ela/Dela, Ele/Dele, Elu/Delu.

Não esqueça de colocar a cidade e estado que reside, isso facilita pessoas ou recrutadores te acharem e também ajuda a rede a te indicar vagas e conteúdos perto de você. E também é uma ferramenta para direcionar alguns conteúdos para você.

Preencha o seu título (descrição embaixo do seu nome) resumindo quem você é profissionalmente. Aposte nas palavras-chave tendo em mente como as pessoas fariam para te encontrar na rede. Não precisa colocar o cargo atual, pois fica redundante. Por exemplo, se meu cargo é Gerente de Marketing, prefira escrever no título “profissional de marketing digital”. Não coloque: Em busca de colocação ou outras expressões assim. Para mostrar que buscando trabalho, o Linkedin tem a ferramenta “OpenToWork”, que é um selo que você inclui na sua foto de perfil. Para adicionar, basta clicar na sua foto e vai te dar a opção selo, depois é só selecionar:

• Inclua suas experiências profissionais, pode incluir desde o primeiro estágio até o cargo mais recente. Além disso, o Linkedin permite que você defina suas experiências como “tempo integral”, “meio período”, “freelance”, “autônomo”, etc. Ou seja, qualquer perfil de trabalho pode ser adicionado. 

Adicione competências (isso ajuda nas buscas de vagas). Existe uma campo só para isso e ali você pode explorar melhor e mostrar para seus contatos o que você sabe fazer.  Você pode também fazer testes dentro do próprio Linkedin, respondendo perguntas sobre determinados conhecimentos e validar suas competências.

Peça recomendações de colegas e gestores. Não tenha vergonha! Procure pessoas com as quais trabalha ou trabalhou e peça que façam um relato sobre sua habilidades profissionais.

Depois dessas informações, chegou sua hora de criar seu perfil e arrasar no Linkedin! 

Fonte: https://about.linkedin.com/pt-br