A busca por emprego é quase um trabalho que deveria ser remunerado. Você tem que ir em busca de vagas, criar currículos que atendam a necessidade de cada processo seletivo e torcer para se destacar e ser chamado para uma entrevista. Após envio do seu CV, chega a vez do trabalho do recrutador, que realiza uma rápida avaliação para verificar se o seu perfil atende aos requisitos da vaga. Especialistas indicam que essa fase de triagem é bastante ágil, e o tempo médio dedicado a cada currículo pode variar de 6 a 30 segundos. Por isso, tenha as informações mais primordiais bem visíveis e um currículo bem formatado.
E se você pudesse perguntar para um recrutador o que ele espera do seu currículo, do seu comportamento durante a entrevista ou como agir quando procurar emprego? Conversei com Isadora Prado, Psicóloga Organizacional e com experiência Recrutamento e Seleção, sobre como os recrutadores buscam os candidatos e conto para você.
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COMO OS RECRUTADORES BUSCAM CANDIDATOS
Após uma vaga ser aberta e ter os pré-requisitos definidos, o profissional responsável pelo recrutamento pode agir de duas maneiras:
1) divulgar a vaga em sites e/ou redes sociais; e
2) ir em busca ativa de candidatos.
O primeiro caso ocorre com vagas que têm uma maior demanda de profissionais ou são voltadas para funções mais operacionais. Nessa situação, o recrutador recebe muitos currículos e a pessoa encarregada de recebê-los “terá que abrir um por um”, explica Isadora Gonçalves. A psicóloga também esclarece que “se eu enviar um currículo específico para uma vaga, ele precisa estar alinhado com os requisitos exigidos pela vaga. Mesmo que você tenha experiência em xyz, se a vaga pede apenas x, não é necessário incluir y e z”. Ela ainda acrescenta: “É como se fosse um edital, você deve verificar o que é necessário para a vaga e preencher de acordo com essas exigências“.
USE PALAVRAS-CHAVE NO SEU PERFIL DE REDES SOCIAIS
Quando se trata de vagas mais estratégicas ou da busca por profissionais com perfis específicos, o papel do recrutador é de realizar um verdadeiro “hunting”, ou seja, sair em busca ativa de candidatos. Nesse caso, é fundamental ter uma “descrição de vaga bem estabelecida” e essas informações servem como filtros durante a busca por pessoas adequadas. Portanto, Isadora destaca a importância de ter palavras-chave claramente definidas no perfil do LinkedIn (a rede é amplamente utilizada por profissionais de recrutamento para encontrar candidatos). Além disso, outros sites como vagas.com.br, Infojobs, Empregare e Catho, por exemplo, também são utilizados para buscar profissionais talentosos.
É crucial manter seus perfis sempre atualizados tanto no LinkedIn, quanto nos sites de vagas em que você está cadastrado. Certifique-se de que suas contas tenham fotos, descrições e cargos atualizados, pois isso aumenta suas chances de chamar a atenção de um recrutador. Além disso, é recomendado fazer pequenas alterações de tempos em tempos para “dar uma mexida” no algoritmo do LinkedIn. Isso pode incluir a modificação de uma palavra-chave ou a adição de uma nova atividade.
É importante ressaltar que estar presente nessas plataformas não garante automaticamente que você será selecionado para uma vaga, mas é um passo importante para aumentar sua visibilidade e facilitar o contato dos recrutadores interessados em seu perfil. Portanto, mantenha-se atento às atualizações e adaptações necessárias em seus perfis, pois isso pode fazer toda a diferença na busca por oportunidades profissionais.
CUIDADO COM CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS
Além do currículo, outros aspectos são levados em consideração para uma candidatura. Alguns recrutadores podem pesquisar até as redes sociais dos candidatos. Isadora explica que “a gente tem que tomar muito cuidado com a rede social. O Linkedin é mais para área de negócios e emprego. E as pessoas nessa euforia política ficam dando sua opinião lá. Mesmo estando com o currículo em mãos, eu posso olhar o Linkedin da pessoa”, pontua.
A psicóloga afirma que um post feito com ânimos alterados, pode fazer perder uma entrevista de emprego. “E já vi pessoas usando palavras de baixo calão e a vaga era para um gestor de projetos que tem que liderar uma equipe, a pessoa tinha toda experiência, mas as postagem me fizeram já descartar”, confessa a recrutadora. Apesar de ser prática para alguns profissionais, a psicóloga não é a favor de “descartar alguém por postagens no Instagram, por exemplo. Acredito que a atenção tem que estar no Linkedin por ser a rede específica para trabalho”, explica Isadora.
Em alguns casos, não é só o Linkedin que é analisado pelos recrutadores, para processos seletivos. Dependendo da empresa ou marca, as demais redes sociais dos candidatos também podem ser verificadas. Até verificar se a pessoa considerada falou mal da empresa ou marca no passado. Para posições mais estratégicas ou que envolvem interação com o público, pode haver análise dos perfis no Facebook e Instagram dos candidatos, por exemplo.
MANTENHA AS PORTAS SEMPRE ABERTAS
Você mandou seu currículo e não foi convocado para entrevista? Ou teve contato com o recrutador, mas não foi para a outra fase do processo seletivo? É interessante manter as portas abertas para momentos futuros. Ser educado é uma dica de ouro da recrutadora, se algum profissional te abordar, trate-o sempre bem: “A gente nunca sabe o dia de amanhã, né? Agora eu posso não estar precisando, mas se no futuro tiver, e não falei direito com o recrutador?”, analisa Isadora. É bom, nesses casos, sempre deixar uma oportunidade aberta. Você pode não fazer parte deste processo seletivo, porém . Além disso, é importante ser educado em todas as interações com os recrutadores, seja em um e-mail enviando o currículo ou atendendo uma ligação da empresa.
No caso de busca ativa pelos recrutadores, eles podem vir falar com as pessoas e convidar para um processo seletivo. Se você não tem interesse, basta declinar e explicar que não deseja participar no momento, mas está aberto para um contato futuro.
Após essas dicas, agora é só enviar seu currículo e chamar atenção dos recrutadores.