Trabalho e emprego, apesar de essas palavras parecerem significar a mesma coisa, os dois termos tem conceitos diversos. Os dois substantivos caracterizam ações realizadas por pessoas, mas possuem definições diferentes. De acordo com o verbete da Wikipedia: “O trabalho é o fator de produção mais importante. Usualmente os economistas medem o trabalho em termos de horas dedicadas (tempo), salário ou eficiência”. Se diz da ação dos trabalhadores, ou seja, qualquer pessoa que executa uma atividade laboral. Já o termo emprego é um conceito mais atual, pós Revolução Industrial: “ocupação em serviço público ou privado; cargo, função, colocação”, segundo dicionário Oxford. Resumindo: O trabalho está ligado a execução de atividades laborais, emprego é uma das formas de se conseguir renda.

Leia também: Tendências do mercado de trabalho para 2023

Então quer dizer que não são a mesma coisa? Exato, para termos de definição: trabalho e emprego são diferentes. Mas por que atualmente os dois são usados como a mesma coisa? Isso se dá, principalmente, por desconhecimento dos significados e acabam aplicando como sinônimos. Para facilitar vamos pensar da seguinte maneira: quem tem emprego, é quem é empregado por alguém. Assim, funcionários em empresas e de outras pessoas possuem EMPREGO. Já o TRABALHO é realizado por qualquer trabalhador, seja essa pessoa empregado ou não. Uma pessoa empreendedora executa trabalho referente a suas atribuições, porém essa mesma pessoa não possui um emprego. Já o funcionário CLT pratica suas tarefas, o trabalho em si, é empregado e tem um emprego.

Ah, mas eu sou Microempreendedor Individual (MEI) ou Microempresa (ME), quer dizer que não trabalho? Não sei que disse isso, mas você trabalha sim, a diferença é que os empreendedores não são empregados. Eles não se enquadram na contagem de empregos (pelo menos não deveriam), nem de desemprego. Se a pessoa utiliza o CNPJ para exercer seu ofício, ele ou ela é considerada um trabalhador, mas nunca em empregado. Além disso, quem se enquadra como MEI possui todas obrigações como Pessoa Jurídica e, por isso, não recebe benefícios de Pessoa Física, como 13º salário ou férias. Por isso, apesar de serem trabalhadores, quem é MEI não tem EMPREGO, e sim TRABALHO.

Fonte:

Definição Trabalho