Chegou o Coronavírus e com ele o desemprego na pandemia! Muita gente perdeu o trabalho ou teve que inventar novas formas de ganhar seu sustento! Mas se isso acontecer como preciso agir? A primeira coisa a se fazer é manter a calma! Daí, você deve pensar: “Ah, Livia, muito fácil falar calma quando não é com você.”

Infelizmente 1 milhão de brasileiros perderam seus empregos durante o mês maio, segundo dados do IBGE. Sem contar que a análise aponta também que 17,7 milhões de brasileiros (que estavam desempregados) deixaram de procurar trabalho por causa da pandemia. Por outro lado, além de muita gente procurando, as empresas diminuíram os ritmos de contratações. O site de recrutamento Glassdooraponta uma diminuição de 1,2% nas vagas ofertadas no Brasil, na primeira quinzena de março.

No início da pandemia, aqui em casa perdemos todas as fontes de renda. Foram jobs cancelados e contratos que não foram para frente. Minha primeira reação foi de desespero: “Caraca, como vamos fazer? Sendo assim, eu tive que me recompor e após ouvir alguns conselhos, decidi continuar “trabalhando para mim”. Eu resolvi seguir meus projetos (já que estava com tempo livre) e passei a criar conteúdo aqui no blog, no Instagram (aproveita e segue o projeto @udaoo_). Em paralelo, fui buscar trabalho!

Revisei meu currículo (não sabe como criar um cv do zero? Baixe o modelo) e passei a fazer uma busca diária no Linkedin, no site vagas.com e em outras plataformas de empregos. Também avisei amigos/amigas se soubessem de algo, me mandassem. Isso funciona que é uma beleza, comecei a receber algumas indicações e também pessoas passaram a me procurar para jobs. Logo, obtive o resultado: fiz 3 entrevistas e passei em duas (a terceira ainda não respondeu).

Busca por emprego = dedicação diária

Só que a busca por emprego é um trabalho diário e requer dedicação. Vale tirar um período do seu dia para fazer suas buscas, ajustar seus CVs a cada uma das vagas, escrever carta de apresentação. Mas não é só isso! Algumas vagas exigem testes e apresentações em vídeo. Para isso, se prepare bastante! Estude para os testes (se possível), escreva um roteiro para os vídeos, não desanime! O desemprego na pandemia pegou muita gente de surpresa, mas passado uns meses, o mercado está estudando novas formas de contratar e abrindo até algumas vagas.

Leia também: Trabalho remoto e freela: confira sites para procurar jobs

E se você chegou até aqui, eu tenho um presente para você: uma análise de CV e criação de carta de apresentação gratuitas! Basta clicar no link e mandar uma mensagem via WhatsApp “Quero análise de CV” e confira nossas ofertas especiais.