Antes de te dizer como responder sobre a questão da pretensão salarial, vou te explicar melhor o que isso significa. Pretensão salarial nada mais é do que o valor que você pretende ganhar na empresa para qual está se candidatando a uma vaga. Os recrutadores fazem essa pergunta para saber se “seu preço” está de acordo com a margem financeira estabelecida para o cargo. Na teoria, as empresas querem saber e seu “valor de mercado”.

Por isso, é importante dar um valor que seja aceitável, tanto para você ter de salário e que esteja dentro do que é praticado pelo mercado. Mas vamos com calma aqui, que eu explico cada ponto! Mas como responder isso da melhor maneira?

Confira também: Carta de Apresentação – um guia completo

Nem um valor muito alto, nem muito baixo

🤓 Não peça valor muito abaixo, nem muito alto do mercado: procure saber média salarial do cargo na cidade e na empresa em questão. Basta buscar no Google: “nome do cargo + salário + cidade”. Ou ainda em sites, como Glassdoor, que possuem referências salariais. Só não defina uma pretensão muito abaixo, pois o recrutador vai entender que você fez isso apenas para conquistar a vaga pelo preço.

Defina uma faixa de valores para pretensão salarial

😁 Use uma faixa de valores para pretensão salarial: prefira apresentar uma margem, dessa maneira você pode conseguir uma melhor negociação. Não esqueça de informar se a pretensão inclui benefícios e qual tipo de contrato (CLT, PJ, etc).

Por exemplo: Pretensão salarial de R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00 por mês CLT + benefícios.

Em que etapa será perguntado sobre Pretensão Salarial? Isso pode aparecer em qualquer etapa do processo seletivo. Você pode ter que enviar a pretensão juntamente com o currículo. Quando forem marcar a entrevista ou ainda na primeira entrevista, você pode ser perguntado sobre sua pretensão.

❗️ Você também pode questionar a empresa sobre o valor do salário, mas eles podem te retornar querendo saber qual sua pretensão, por isso, ao saber da vaga, já tenha em mente sua resposta.