Muita gente sonha com o lindo dia em que poderá trabalhar em casa. Apesar de ser realidade para alguns, a grande maioria dos brasileiros ainda precisa de deslocar para o local de trabalho. Isso porque o brasileiro fica, em média, 2h28 preso no trânsito por dia, de acordo com pesquisa feita pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) para o Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Sendo assim, os que ficam em casa têm muitos estilo “home office” pode esconder algumas ciladas. A gente apontou os prós e contras do trabalho remoto.
Não ter que sair de casa e pegar trânsito, mas…
Sem sombra de dúvidas esse é um dos pontos mais importantes de quem trabalha em casa. Poder acordar um pouco mais tarde do que quem se desloca para o escritório já compensa muita coisa. Poder se arrumar com calma e tomar um bom café da manhã também é um luxo. Não ter que tirar carro da garagem ou enfrentar o transporte público lotado já são vantagens bem consideráveis.
Só que ficar em casa pode dar uma sensação de solidão se você não mora com ninguém (ou as outras pessoas trabalham fora). O almoço com a galera e o happy hour quase não existem! Ou ainda pessoas que dividem casa com outras e essas não entendem ou respeitam seu horário de trabalho, pode complicar a rotina do home office.
Foco, força e fé!
Trabalhar em casa pode ser o céu para quem gosta de foco e se distrai com barulhos (isso não vale se você tem filhos ou outras pessoas em casa). Sem o clima “cafezinho na copa/papo na mesa do colega/aniversário do chefe” fica muito mais fácil se concentrar nas tarefas do dia a dia. Colocar um fone de ouvido e seguir fazendo planilhas e relatórios, escrevendo textos complexos ou revisando pedidos sem interrupções são sem sombra de dúvida bençãos.
Por outro lado, se você não for muito organizado, pode cair na armadilha de se distrair com outros afazeres no “horário de trabalho” e perder algum prazo. A casa desarrumada, a televisão com Netflix, o dia bonito lá fora… acaba que isso tudo pode se tornar ciladas de produtividade laboral.
Roupa de trabalho é pijama?
Esse é um ponto polêmico, pois muitas pessoas adeptas do home office aconselham você se arrumar antes de trabalhar. Outros querem exatamente a liberdade de não precisar de look profissional para realizar o “expediente”. Se por um lado vestir roupa de trabalho te faz assimilar que está na hora da labuta, por outro, sujar uma calça e uma camisa boa só pra sentar num canto da sua casa parece desnecessário.
Vai dizer que um short e uma regata não é o melhor uniforme durante o Verão? Mesmo assim, você pode cair na armadilha de começar a jornada do dia, antes mesmo de escovar os dentes. Por isso, crie uma rotina de tomar café da manhã e se preparar para o dia de trabalho. Assim como faria para sair de casa.
Tá calor, tá calor
Quando a temperatura eleva e o clima na rua parece o mesmo que o deserto mais quente, assim, ficar em casa pode parecer uma boa pedida. Nesse momento não ter que colocar roupas desconfortáveis e sociais, entrar um meio de transporte e se deslocar debaixo do sol soa como paraíso.
O outro lado da equação é a alta conta de luz pelo uso contínuo do ar condicionado/ventilador. Lembre-se que no ambiente de trabalho fora de casa não é você quem paga essa conta. hehe
No trabalho remoto, como em quase tudo na vida, existem as vantagens e as desvantagens. Vale analisar qual realidade se encaixa mais no seu perfil.
Livros sobre o tema
Curtiu esse texto sobre Home Office? Aproveita para conferir o artigo Trabalho: ame-o ou deixe-o?