Você já ouviu falar da Roda da Vida? Uma ferramenta que é bastante utilizada para você analisar diversos aspectos da sua vida e classificá-los, para, então, entender quais pontos precisa dar mais atenção. Na Roda da Vida são apresentadas 12 áreas: 1. Saúde e bem-estar; 2. Desenvolvimento Intelectual; 3. Equilíbrio Emocional; 4. Financeiro; 5. Trabalho e Carreira; 6. Contribuição Social; 7. Família; 8. Relacionamento Amoroso; 9. Vida Social; 10. Espiritualidade; 11. Lazer e Hobbies; e 12. Plenitude.
Como o foco aqui é carreira e desenvolvimento profissional, adaptei e desenvolvi a versão da RODA DA CARREIRA. Essa ferramenta possui uma divisão em oito aspectos da vida profissional, para serem classificadas a analisadas. BAIXE AQUI SUA RODA DA CARREIRA.
Com a pandemia, muitas pessoas se desestabilizaram e tiveram que criar novas formas de trabalhar, de maneira urgente e emergencial. Por isso, muita gente ficou desequilibrada no quesito trabalho.
Instruções: Preencha cada item da Roda da Carreira analisando sua visão pessoal. Cada bloco é equivalente a 10% de “satisfação” (ao todo são 10 blocos somando 100% de satisfação).
- Área de formação: o quanto você está satisfeito com sua formação (vale cursos técnicos, ensino médio, ensino superior, etc).
- Mercado de trabalho: como você se enxerga no mercado de trabalho em que atua. Qual seu grau de satisfação?
- Status financeiro: como está sua remuneração ou suas reservas financeiras, levando em conta sua profissão. Qual sua satisfação em relação ao aspecto financeiro do seu trabalho (ou falta dele)?
- Trabalho em si: você está satisfeito com o trabalho que você executa no dia a dia? (caso esteja desempregado(a), leve em consideração qual o seu nível de (in)satisfação em relação a falta de trabalho).
- Realização Profissional: o quanto você acha que está realizado na sua profissão?
- Status Profissional: como você é visto e reconhecido como profissional (seja pela empresa, por chefe ou colegas, pelo mercado, por concorrentes, etc)?
- Trabalho x Vida Pessoal: como está o equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal?
- Sentimento de propósito: qual seu nível de propósito em relação à sua trajetória profissional?