Algumas vezes nos sentimos sobrecarregados, como se o peso do mundo estivesse nas nossas costas! É casa, família, amigos e TRABALHO! Muita coisa para dar conta. A vontade que dá é largar tudo e ir viver na praia (no campo, no meio do mato). Mas como a gente não pode pedir demissão do emprego, nem dos parentes, o melhor é aprender a lidar. Se o que mais está te estressando é sua atividade profissional, listei algumas dicas para (quem sabe ajudar) a dar conta!

1. Identifiquei sua fonte de estresse

Empresa, chefia ou trabalho em si, o que será que está te deixando cansado ou desmotivado? Pode ser um mix de tudo ou pode ser um ponto específico. Então, vamos por partes.

O trabalho em si: você se sente gratificado ao final do dia? Acha que consegue concluir suas atividades e tem resultados bem satisfatórios? Talvez não seja sua execução que esteja te incomodando. Mas se você sente que não faz algo valioso, que os resultados estão aquém do que você espera e não encontra sentido no que faz, talvez seja hora de repensar aspectos da sua vida. Como está seu equilíbrio entre vida pessoal x profissional? O que você faz para você, fora do ambiente de trabalho, que te gera bons sentimentos? Se você não está conseguindo ter satisfação no emprego, que tal fazer outros lugares, como esporte ou atividade física, hobby, serviço voluntário… Coloque sua energia fora do seu trabalho e busque gratificação pessoal.

A chefia: você se sente desrespeitado ou não é reconhecido na sua função? Sente que não há comunicação clara ou que sua opinião não é levada em consideração? É possível que a falta de suporte ou liderança inadequada esteja afetando seu desempenho e bem-estar, e com isso gerando uma sensação de cansaço e desmotivação. Se não existe abertura para uma conversa franca, dois caminhos podem ser feitos: tentar buscar outra área da empresa, sob supervisão de outro chefe. Ou de maneira mais radical, procurar um novo emprego!

A empresa: você acredita na missão e valores da empresa? Sente que há um clima organizacional saudável e que você faz parte de uma equipe unida? Ou ao contrário, percebe que há muitos conflitos, competitividade excessiva e falta de confiança de crescimento dentro da companhia? Se o ambiente corporativo é o problema, para um funcionário apenas é muito difícil fazer grandes mudanças. Neste caso, vale levantar os pontos positivos e negativos de estar na empresa e analisar se não seria hora de alçar novos voos.

2. Busque apoio

Não se isole e tente lidar com tudo sozinho, procure colegas, amigos ou familiares com quem possa conversar sobre o que está passando. Às vezes, só ter alguém que ouça pode ajudar a aliviar a pressão. Além do papo informal, buscar ajuda profissional de um psicólogo é bem importante. Assim, logo no início das suas frustrações, você identifica os pontos que te incomodam, antes que a angústia e o estresse se torne algo mais grave como uma patologia. Saiba que síndromes, como o Burnout por exemplo, outros transtornos como Depressão e Ansiedade, podem chegar bem sorrateiramente. Segundo dados da Internacional Stress Management Association no Brasil, 72% dos brasileiros no mercado de trabalho sofrem algum problema relacionado ao estresse. Desse total, 32% sofreriam de burnout.

Leia também: Síndrome de Burnout; como reconhecer o esgotamento profissional?

3. Crie um plano de ação

Ao identificar o que está causando estresse, você pode começar a traçar um plano para lidar com esses desafios. Com base no que você identificou como fonte de estresse, crie um plano de ação para lidar com esses desafios. Pode ser algo como: buscar feedback construtivo da chefia, estabelecer limites mais claros entre vida pessoal e profissional ou procurar oportunidades de desenvolvimento na empresa. Definir pequenas metas e marcar um prazo para alcançá-las pode ajudar a se sentir mais motivado e no controle da situação. Durante as sessões de mentoria que ofereço, trabalho com os mentorados para desenvolverem planos de curto, médio e longo prazo.

Saiba mais: Mentoria Potencialize Sua Carreira

Lembre-se de cuidar de si mesmo e não negligencie sua saúde e bem-estar, enquanto lida com o estresse no trabalho. Pratique atividades físicas, alimente-se bem, durma o suficiente e reserve tempo para atividades que você goste. Ao cuidar de si mesmo, você estará mais capacitado para enfrentar os desafios do dia a dia.

Em resumo, não é fácil lidar com o estresse no trabalho, mas é possível encontrar estratégias para aliviar a pressão e melhorar a situação. Identificar as fontes de estresse, buscar apoio, criar um plano de ação e cuidar de si mesmo são passos importantes para lidar com essa situação desafiadora.